tempo pra mim

Tempo pra Mim

Fernando Neves, Ph.D.

Preciso de um dia com mais de vinte e quatro horas! Você já deve ter dito isso. Se não disse, muito provavelmente ouviu alguém dizer. Tempo é o recurso mais escasso que temos e a menos que ele possa ser administrado, não será possível administrar outras coisas. Esta frase não é minha, Peter Drucker disse isso em seu livro o gestor eficaz. Talvez você esteja constantemente pensando no trabalho, preocupado ou preocupada em não estar disponível vinte e quatro horas por dias, sete dias por semana. Ou quem sabe você está fazendo malabarismo para dar conta das crianças, cuidar de idosos, ter tempo pra caminhar com seu animal de estimação, ou talvez apenas preso ou presa na roda viva de pagar contas, manter a limpeza da casa, administrar as coisas do dia a dia, auxiliar os filhos nas tarefas da escola. A questão é: Como está o tempo reservado para você? Cuidar da saúde seja ela física ou mental é prioridade. Mas onde encontrar tempo para tanta coisa? O filósofo e  escritor Mario Sérgio Cortela diz que tempo é uma questão de prioridade. Se você não encontra o tempo necessário para si mesmo é porque não considera que isso seja uma prioridade para você.

Páre!

O primeiro passo para romper com a roda viva é parar, respirar e entender que é humanamente impossível carregar o mundo nas costas. Muitas vezes as pessoas ao seu redor podem ajudar mais se você simplesmente pedir e distribuir atividades tanto pessoais quanto profissionais. Algumas vezes é preciso desapegar-se e deixar que as pessoas façam do jeito delas. Não seja detalhista e perfeccionista. O fato de que algo não seja feito do seu jeito não significa que não tenha qualidade. É preciso valorizar o trabalho das pessoas para que você possa liberar tempo para si mesmo.

O próximo passo é se dar a permissão de cuidar de si mesmo agora! Se você continuar a adiar o cuidar de você até estar menos ocupado ou ocupada, até que sua casa esteja em ordem ou seus filhos cuidados, pode ser que nunca o faça. No entanto, se fizer uma pequena pausa e considerar que cuidar de si  é uma prioridade, ficará mais fácil estabelecer uma rotina em que você seja a prioridade zero.

Elisabeth G. Saunders, autora do best seller How to invest your time like money, diz que a maioria das metodologias de gestão do tempo falha porque levam as pessoas  à sensação de missão cumprida e satisfação de ter conseguido fazer mais coisas apesar de sua agenda já cheia. Isso cria a falsa esperança de que se você apenas trabalhar com mais eficiência, livrando-se das distrações e fazendo suas tarefas de forma mais organizada, poderá fazer tudo que quiser e ainda irá deixar as pessoas felizes. Elisabeth compara estas metodologias como sendo equivalentes a acumular contas no cartão de crédito  ao invés de aprender a  cortar despesas. Mais atividades não vão solucionar o problema, porque você vai acabar sentindo-se pior ao perceber que não consegue realizar o impossível. Assim, como o investimento faz o dinheiro trabalhar para você, investir o seu tempo cuidando de si, trará resultados positivos, como por exemplo,  mais ânimo e disposição, melhor raciocínio, além do reconhecimento de sua equipe pela confiança depositada neles.

Defina suas necessidades

Em se tratando de felicidade e bem estar, diferentes pessoas possuem distintas  necessidades. No entanto,  algumas coisas são comuns a todos,  como por exemplo, uma boa alimentação, qualidade de sono ou bem estar físico e mental. Faça a sua própria lista e priorize o que você entende ser mais importante. Se não tem dormido bem, o sono de qualidade deve estar no topo da lista, caso o problema seja cansaço, você deve priorizar em sua agenda um momento para relaxar, meditar ou sair para uma caminhada. Enfim, você é a melhor pessoa para estabelecer suas próprias prioridades. Procure fazer uma lista curta com no máximo 3 ou 4 itens de forma que seja possível executá-los. 

Bloqueando a agenda

Agora é preciso acrescentar em sua agenda estes momentos. Não sinta culpa por interromper suas atividades durante o dia para dedicar alguns minutos a você. Lembre-se da ilustração do lenhador que precisa de tempo em tempo afiar o machado para garantir um trabalho com eficácia. 

Em tempos de home office, é comum que a agenda esteja lotada, sem espaços para sequer tomar um café ou ir ao banheiro. Eu  trabalho com pessoas que estão em outros fusos horários e que ao agendar uma reunião, esquecem de verificar se todas as pessoas estão trabalhando no mesmo horário. Ao  começar a receber solicitações de reuniões em meu horário de almoço tive que bloquear minha agenda no outlook durante uma hora todos os dias, deixando claro que não estou disponível naquele momento. Se preciso agendar médico, ou relaxar tomando um café faço o mesmo. Não sinta-se culpado em declinar aquela reunião às três horas da manhã, mas explique que está fora do seu horário de trabalho e solicite para que ela seja reagendada.

Se precisa ir pra cama cedo para garantir boas horas de sono, que tal programar um alarme no celular para se lembrar que está na hora de se desconectar e dormir? Se não pega no sono logo, talvez um chá quente ou uma leitura que não tenha nada a ver com trabalho ajude. Não leia no tablet ou celular. Use um livro com uma luz de leitura ou e-reader com a tecnologia e-paper para garantir que a luz do aparelho tenha efeito inverso e te desperte ainda mais. Tente ouvir sons de chuva ou uma música bem suave. Enfim, encontre aquilo que melhor se adapta a você.

Elimine Distrações

Não desperdice seu tempo com instagram ou facebook, a menos que faça isso a trabalho. Mesmo nestes casos, evite as distrações com coisas inúteis. Usa YouTube para aprender ou buscar informações relevantes? Desligue a opção que inicia automaticamente um novo vídeo, salve vídeos que ache interessantes para assistir depois, assim você não irá se distrair e perder o foco naquilo que está fazendo. Desligue as notificações desnecessárias no seu computador ou celular. Não seja escravo ou escrava da tecnologia, mas faça com que a tecnologia trabalhe para você.

A falta de foco durante tarefas que exigem concentração é o inimigo número um da falta de tempo. Se precisa realizar um trabalho focado, não sinta-se culpado em fechar o e-mail ou o programa de  chat. Quando possível coloque o celular no silencioso ou até mesmo no modo avião. A ciência já mostrou que não somos multitask. O que nosso cérebro faz quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo é desligar e ligar a atenção em coisas diferentes. O problema é que este efeito de ligar e desligar consome energia. Além disso, ao voltar para a tarefa que exige foco, você perderá tempo re-conectando-se a ela.

Prepare-se

Uma vez que definiu suas prioridades, deixou seu dia a dia mais enxuto e produtivo, eliminando distrações e aumentando o foco, além de bloquear sua agenda para o que é prioritário. Chegou o momento de colocar em prática. Para isso, você precisa se preparar reforçando seus comportamentos positivos. Procure conectar-se com pessoas que decidiram fazer o mesmo, leia revistas ou livros que reforçam seu mindset. Se você decidiu caminhar ou correr duas ou três vezes por semana, aquela publicação sobre saúde ou atividade física vai te ajudar. Agendar atividades com amigos pode ser uma excelente opção para que a motivação venha à tona. Elimine os pontos de atrito que o separam de suas atividades físicas deixando tudo ao alcance. Diga para outras pessoas o que irá fazer, assim seu cérebro assimila a atividade mais facilmente. Enfim, independente da atividade ou necessidade, você precisa estar psicologicamente preparado ou preparada.

Prepare os outros

Finalmente, deixe claro para as pessoas que vivem ou trabalham com você as suas prioridades. Se precisa mudar sua dieta, é importante que as pessoas saibam que você terá um cardápio diferenciado. Se precisarem de você durante o tempo que reservou para si mesmo, terão de esperar da mesma forma que esperam que sua reunião termine. Não são os colegas de trabalho os que mais sabotam suas decisões de cuidar de si, mas aqueles que amamos e estão do nosso lado o tempo todo. Tememos desapontá-los ou desagradá-los, mas é preciso deixar claro que este tempo é tão importante para você como o tempo que reservou para o trabalho ou para estar com eles. Por fim, não deixe de bloquear este tempo precioso para curtir a família.